A Bela e a Fera - Review e Comparação com a Animação


Esse texto vai ser firuloso por motivos de: esse filme ACABOU comigo e eu PRECISO falar! Pra quem não sabe, a animação foi o primeiro filme que eu assisti na minha vida! Tem um peso muito importante pra mim. Se você não quer firulas de uma legítima amante desse clássico da Disney, pule para as palavras em preto/cinza. E vou tentar não dar nenhum spoiler, então, vou falar detalhes de cenas através das falas (eu sei decorado siiiimmmm!), só quem vai entender é que já conhece a animação intimamente. E SIM, eu estou ouvindo a trilha sonora enquanto escrevo esse post. Escolhe uma música nesse link aqui e me acompanha.

Mais do que qualquer filme de Harry Potter, A Bela e a Fera me levou ao cinema na primeira oportunidade depois da estreia. Tendo acontecido a pré-estreia na última quinta-feira, 15 de Março, hoje, domingo, 19, eu já estava plantadinha na fila do cinema esperando minha vez de ter meu ingresso em mãos.

Vim de um final de semana cheeeeeio de eventos, inclusive nem dormi em casa por isso, mas não sosseguei enquanto não usei essas horas livres pra presentear meus olhos e meu coração esse live action. Fui com ninguém mais, ninguém menos que minha mãe, aquela sem a qual meu amor por A Bela e a Fera jamais teria acontecido.

Antes de mais nada, assisti sim em 3D, porém dublado, já que eu queria ouvir a letra das músicas que eu cantava na minha infância. Inclusive, decidi de última hora que veria dublado e até rolou uma dúvida de teriam feito dublagens também para as músicas e SIM, fizeram!!!!!!!!!!!!!!! O 3D é maravilhoso, as coisas voam em você o tempo todo! As luzes dançam na sua frente, os personagens chegam suuuuper perto! Deslumbrante!



Segundamente, é um musical, SIM, e ele grita logo no início: "VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR!". A animação traz momentos de música, mas o live action inseriu novas musicas nos momentos de intervalo entre uma e outra pra dar mais aquela cara de musical, porém, sem fazer com que todos os diálogos fossem cantados como na maioria dos reais musicais, deixando bem leve. Achei MARAVILHOSO isso! Deu identidade, trouxe novidade e deixou surpresos nós, fãs da animação, que conhecíamos todas as cenas e falas quase que (se não totalmente) de cor! Inclusive, algumas palavras das músicas tiveram de ser mudadas pra ornar com o mexer da boca dos personagens, creio eu. Mas tipo, SUPER ok!



O filme já começa dando cenas à tradicional narração inicial (dessa vez em voz feminina) que é representada em vitrais estáticos na animação e podemos ver o rosto do príncipe maquiado como a realeza antigamente, com aquelas perucas brancas de rolinhos, cachinhos e vestimentas cheias de fru-fru. Vemos a mendiga que pede abrigo se transformar em uma bela feiticeira e conjurando no príncipe a maldição de virar uma temida fera até que ele conseguisse o feito de fazer com que alguém se apaixonasse por ele, o que deveria ser MUITO difícil, afinal, "quem seria capaz de amar um monstro?".


Emma Watson, RAINHA da bagaça toda, deu vida a uma Bela, destemida, apaixonada pela vida, livre, autêntica e sonhadora, exatamente como na animação. Ela aparece após a narração cantando a primeira música do filme e foi nessa hora que eu já comecei a me debulhar desesperadamente em lágrimas! "Tudo iguaaaaal, nessa minha aldeiaaaaa. Sempre está, essa mesma paaaaaaaaaz. De manhã, todos se levantam prontos praaaaa diiiiizeeeerr...".

BOM JOUR! (5x)



Teve a cena da Bela dando umfora no Gaston? Teve! Com direito a "Madam Gaston? Mas que horror!"? Teve! Teve a cena do campo com a Bela dizendo que "quer mais que a vida do interior antes do Phillipe chegar transtornado?" Teve! Teve a cena dos lobos atacando o pai da Bela? Teve. Teve a cena do "venha para a luz"? Teve (tá no trailer, rs). Só que em português foi dublado como "Apareça!". E eu juro que eu queria considerar isso um defeito, mas não consigooo! Teve a cena das comidas dançantes super "á vontade"? Teve! Teve a cena da fuga da bela com direito à Fera salvando ela e sendo carregado pelo Phillipe de volta do castelo seguido de "ISSO DÓI" (entendedores entenderão)? TEVE!

Sabe a cena que a Fera dá a biblioteca pra Bela? Tá "diferentona" e esse termo descreve perfeitamente ela! Vemos uma pitada da vida moderna ali, um momento de flerte LINDO onde a Bela faz total uma cara de "será que eu gosto dele?" MARAVILHOSA! Logo depois... "POR QUE SERÁ QUE NÃO NOTEI NENHUMA VEZ?".



Preciso dizer o que aconteceu na cena clássica da valsa? E eu tenho CERTEZA que ouvi mais alguém fungando naquela sala de cinema cheia de crianças que falam super alto e que dessa vez não me incomodaram nem um pouco, já que eu meio que era criança de novo ali também. Não me privei de cantar nenhuuuuma musiquinha sequer! Ficamos eu e minha mãe lá cantarolando baixinho, e eu chorando sempre. Aí a Fera presenteou ela com aquele espelho que mostra tudo, libertou ela e sofreu, just like a animação.


Caaaaaaaaara... o final! Olha isso não é spoiler tá? Sim, temos Gaston sendo segurado pelo pescoço em um abismo implorando piedade à fera. Sim, temos uma cena de transformação de fera em príncipe LINDA e idêntica à original, inclusive naquela parte. Gente... que príncipe LINDO! sabe o que faltou? "É! É VOCÊ!". Mas tudo bem também, juro! Bela toda piadista fazendo uma sugestão de estética pro príncipe no final também tá impagável!


As cenas não são simplesmente idênticas às da animação, são ainda MELHORES! Pontos de perfeição foram adicionados e quando vocês assistirem, entenderão o que eu quero dizer. Sabe o "ba dum tssss" da tirada? É tipo isso! O que muda é basicamente o necessário pra que a fantasia não saia da sua própria linha de realidade. Sabe aqueles filmes de fantasia que exageram no "impossível" e simplesmente não convencem? Então, pra não ficar assim, detalhes foram modificados, como o fato de não ter uma ovelha comendo o pedaço da página do livro da bela. Inclusive outros detalhes foram adicionados, destaque para unzinho que eu reparei do 3º quarto do filme em diante e que eu to me coçando pra contar, mas não vou dar esses spoiler não, rs. Por sinal, foram os cento e trinta minutos mais rápidos da minha vida! Easy breezy.

Os personagens se encaixaram perfeitamente! Quero e vou descrever todos os principais! Do grupo das pessoas da aldeia, Maurice, o pai da Bela, não é bem o baixinho gordinho do desenho, nem o rapaz dono da livraria, e o nome do padeiro não é mais Messias, but, who cares? O Phillipe é um "rapaz" albino, não cor de mel como na animação também.

Bella, Gaston, Lefou e Maurice.




Do núcleo do castelo, confiram as comparações das duas versões da Fera, Lumiere, o castiçal; Horloge, o relógio; Fifi, o espanador que virou Plumete com o cabo de corpo de pássaro, o que permitiu que ela voasse; o armário; o Zip, a xícara e a Madame Samovar, o bule.




Não posso deixar de comentar que há uma enorme menção ao machismo da época, mas há também a presença do feminismo na própria personagem, Bela, tendo ela as características que tem. Outra menção que eu achei maravilhosa foi ao homossexualismo. Sutil e simpática, AMEI! Não vou contar em qual parte aparece né, claro.


Eu estava com tantas expectativas e isso me deixou com um certo medo de não gostar, mas foi muito melhor do que eu poderia ter imaginado! Eu tô encantada, quero agora conferir a versão legendada e, por que não, ver várias outras vezes a versão dublada que ganhou meu coração por conta das músicas. Certeza eu assistir de novo. Da próxima vou levar um lencinho porque a manga da minha roupa ficou cheia de rímel!



Gente, desculpem a euforia e emoção! Esse post acabou sendo mesmo mais direcionado pros fãs do conto, não me contive. Certamente que é mais novo ou que não acompanhou a época da animação não entendeu completamente o que eu falei no post, mas com certeza vai entender depois de assistir. Então, volta aqui depois e deixa o comentário dizendo o que achou. Quem mais já assistiu e ja quer assistir de novo? Enquanto isso, vamos assistir ao trailer pra ficar com gostinho. Clica aqui.



9 comentários:

  1. Ai meu deus que post lindo!!!
    Eu tô com muita vontade de ver esse filme é, mesmo que esteja com coisas diferentes dá animação certeza que está lindo e eu amei sua crítica. Emma 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boooom q vc gostou *-*
      Escrevi com o coração mesmo, hahaha!
      Obrigada pelo comentário, linda! :*

      Excluir
  2. Quem post lindo!!! Senti sua emoção só em ler. Eu sempre assisti a animação, ainda não assisti ao filme, mas farei isso logo logo. Incrível como ficou tudo tão parecido mesmo. Os personagens, as cenas das fotos que postou, uma grande produção de verdade. Já sei que vale muito a pena assistir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção foi justamente essa! Realmente foi uma experiência emocionante e eu quero ver muito mais vezes!! Obrigada pelo comentário, My! :*

      Excluir
  3. eu vou assistir hj, mas claroooooo que tinha que vir aqui no seu blog pra conferir a sua opinião. Estou apaixonada desde já e amaei as comparações com o desenho que é meu preferido, sem dúvida!
    www.tolinda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É emocionanteeeeeee!!! Depois conta o q tu achou *-*

      Excluir
  4. Eu amei esse filme e ameeei seu post <3
    Esse filme superou minhas expectativas, é um musical mas não é cansativo, porque também tem bastante falas, enfim, eu to apaixonada por ele!
    Nem prefiso falar que a Emma foi maravilhosa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmenteeee! Também amei demais! Obrigada pelo comentário, linda! :*

      Excluir
  5. Aiii que post mais cheio de emoção...fiquei vendo cada parte que vc falava. Amo amo amo esse filme, o meu preferido desde a infância...

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário! Beijos!